terça-feira, 14 de junho de 2011

A crueldade por trás dos risos!

O texto é um pouquinho grande, mas vale a pena gente, tirem uns minutinhos e leiam, por favor!


Os animais usados nos circos são geralmente animais silvestres, alguns até em vias de extinção, que costumam ser capturados ainda filhotes em caçadas que resultam na morte de seus pais.
Além das diversas torturas dos treinamentos, esses animais são mantidos trancafiados ou acorrentados em pequenas jaulas sem a mínima condição de higiene.
São treinados a executarem determinadas rotinas muitas vezes por métodos violentos e diários, que incluem açoitamento, choques elétricos, objetos pontiagudos, espancamentos com barras de ferro e pedaços de pau, queimadura das patas (para forçá-los a ficar sobre duas patas) etc.. A maioria tem suas garras e dentes arrancados e/ou serrados para não representar tanto perigo. A maioria desses animais adquire comportamentos neuróticos por viverem em cativeiro.
Um repórter do Hudson News, que trabalhou com o Circo Ringling, descreveu um treino com um chimpanzé:“Ele apanhou repetidamente com um bastão. O barulho das pancadas podia ser ouvido do lado de fora da arena e os gritos, ouvia-se de mais longe ainda.”
Numa entrevista com o Elephant Alliance, um ex-empregado do Circo americano Ringling Bros. relatou:"era uma pequena, doce e inocente ursa marrom, que nunca machucou ninguém, mas de vez em quando ela dava problemas pra se equilibrar na corda bamba. Então ela foi espancada com um longo bastão de metal até ficar gritando alto. Ela se tornou neurótica e passou a bater a cabeça na sua pequena jaula. Finalmente ela morreu.”
Elefantes, por causa do tamanho e da força, passam, talvez, pelo pior tipo de tratamento. Mas a indústria do Circo afirma que isso acontece longe de suas vistas, que os animais já chegam treinados. As surras que essas criaturas magníficas recebem, são dadas com bastões e objetos de metal pontiagudos. Essas armas são usadas nas partes mais sensíveis do elefante, para magoar e aterrorizar o animal. A Humane Society of the United States encontrou inúmeros elefantes com feridas nas partes genitais. 
O mais terrível é que essas pessoas que trabalham como treinadores não têm o menor preparo. A única coisa que aprendem é bater no animal. Há alguns anos eram mais de 3.500 circos com animais espalhados pelo Brasil, hoje, após anos de luta de entidades de proteção ao meio ambiente, esses circos estão se extinguindo. Não se sabe ao certo quantos animais ainda são mantidos neste tipo de cárcere.
Alguns municípios já proibiram o uso de animais em circos. Porém, é muito importante a participação da sociedade. Qualquer pessoa pode colaborar denunciando qualquer tipo de maus tratos e abusos. A denúncia é um ato de cidadania e o primeiro passo para o cumprimento das leis.
Maltratar animais não tem graça, circo é lugar de artista e não de animais!

Os Métodos de Treinamento
OS URSOS
Têm o nariz quebrado durante o treinamento.
Sua patas são queimadas, para forçá-los a ficar sobre duas patas.
São obrigados a pisar em chapas de metal incandescente ao som de uma determinada música. No picadeiro,então, os ursos ouvem a mesma música usada durante “o treinamento” e começam a se movimentar, dando a impressão de estar dançando.
Muitos têm as garras e presas arrancadas. Já foi constatado um urso com 1/3 de sua língua cortada.
Ursos cativos apresentam comportamento atípico, como andar de um lado para o outro.
Alguns ursos se auto mutilam, batendo com a cabeça nas grades da jaula e mordendo as próprias patas. 
OS MACACOS
Apresentam o mesmo comportamento de crianças que sofrem abusos.
Até 98% do DNA dos chimpanzés é igual ao do humano. Apanham para obedecer e obedecem apenas por medo. Roer unhas e auto mutilação são comportamentos freqüentemente encontrados em macacos cativos. Os dentes são retirados para que os animais possam ser fotografados junto às crianças. 
OS CAVALOS
São açoitados e confinados sem direito a caminhadas. Apanham para aprender.
TODOS OS ANIMAIS EM CIRCO estão sujeitos aos clássicos instrumentos de “treinamento”: choques elétricos, chicotadas, privação de água e comida.Ficam confinados sem as mínimas condições de higiene, sujeito à diversas doenças. Não têm férias nem assistência veterinária adequada.São obrigados a suportar mudanças climáticas bruscas, viajar milhares de quilômetros sem descanso etc..
LEÕES, TIGRES E OUTROS FELINOS 
De acordo com Henry Ringling North, em seu livro "The Circus Kings", os grandes felinos são acorrentados a seus pedestais e as cordas são enroladas em suas gargantas para que tenham a sensação de estarem sendo sufocados. São dominados pelo fogo e pelo chicote, golpeados com barras de ferro e queimados na testa, pelo menos, uma vez na vida, para que não se esqueçam da dor.Muitos têm suas garras arrancadas e as presas extraídas ou serradas.Passam, a maior parte de suas vidas, dentro de pequenas jaulas. Alguns circos brasileiros, alimentam os felinos com CÃES E GATOS ABANDONADOS. COMPRO GATOS E CACHORROS velhos. Pagamos bem. Rua Miguel Mota, 125 (Celso Borracheiro - Circo Di Nápoli)JORNAL PRIMEIRAMÃO - SÃO PAULO- 07/07/01
ANIMAIS SELVAGENS SÓ SÃO DOMINADOS PELA DOR!
OS ELEFANTES
Antes de chegarem no Circo, passam por meses de tortura. São amarrados sentados, numa jaula onde não podem se mexer, para que o peso comprima os órgãos internos e cause dor. Levam surras diárias, ficam sobre seus próprios excrementos, até que seu “espírito seja quebrado” e passem a obedecer. Elefantes se comunicam, vivem em grupos com papéis sociais definidos. São extremamente inteligentes. Ficam de luto por seus mortos e são capazes de reconhecer um familiar, mesmo tendo sido separados deles quando filhotes. Sofrem de problemas nas patas por falta de exercício, pois na natureza elefantes andam dezenas de Quilômetros diariamente. No Circo os elefantes permanecem acorrentados o tempo inteiro. Mexer constantemente a cabeça é uma das características de neurose de cativeiro. "Como fazer para conseguir a atenção de um elefante de 5 toneladas? Surre-o. Eis como". Saul Kitchener, diretor do San Francisco Zoological Gardens
NÃO vá a circos que usem animais em seus espetáculos;
Conscientize as pessoas a não irem a circo com essas características;
Imprima panfletos educacionais e distribua o máximo que puder 
Denuncie, chame a polícia e faça um TC (cite o Art. 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98) onde há lei que proíba. Caso essa lei não exista em seu município, pressione os políticos a promulgá-la. Recolha uma lista de assinaturas em papel com nome, endereço e RG, e entregue-o à Câmara dos Vereadores.
Fotografe e/ou filme os animais durante o treinamento, nos locais em que ficam alojados, durante e após a apresentação – provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.


Pense Nisso!


Ele tem memória de elefante. E as recordações não são nada boas.

Jaula, chicote e corrente. Quem é mesmo o Animal?

O homem veio do macaco. Mas o macaco não sente nenhum orgulho disso!

Os animais não humanos, são nobres e dignos de respeito. Falam uma outra linguagem, por serem de "tribos" diferentes da nossa. Eles não fazem guerra, não matam por ódio e não assaltam por ganância. Eles apenas querem viver pacificamente, sem fome, sem cativeiro, sem sofrimento e, principalmente, sem exploração dos animais humanos...
(Desconheço Autoria)


“O Circo ensina a criança a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso a humanização dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o riso”. 

Olegário Schimitt



0 comentários:

Template by:
Free Blog Templates